terça-feira, 28 de julho de 2015

A história do navegador Netscape

Em 23 de janeiro de 1993, Marc Andreessen, pesquisador do Centro Nacional de Supercomputação Aplicada (NCSA) da Universidade de Illinois, anunciou em um grupo de discussão da Usenet que estava disponiblizando para download o navegador X Mosaic. Na época, a Internet ainda era uma ferramenta restrita ao universo acadêmico e o X Mosaic não era o primeiro navegador — havia, por exemplo, os navegadores Midas, Cello, ViolaWWW e WorldWideWeb...
Continue Lendo>>>               
A grande inovação do X Mosaic a disponibilidade em várias plataformas, facilidade de instalação e de uso além de vários recursos multimídia. Com isso, surgia a estrutura básica para que a Internet viesse a se desenvolver fora das Universidades.

Um ano depois, Jim Clark, fundador da Silicon Graphics, procurou Andreesen. Seu objetivo era formar uma nova companhia. Do encontro entre ambos, surgia a Mosaic Communications, logo rebatizada para Netscape Communications. O sucesso foi imediato e a empresa recém fundada passou a dominar o mercado de navegadores. Em 1995, a Netscape Communications aparecia cotada em Wall Street — o que demonstrava não apenas sua própria vitalidade mas também a vitalidade da nova economia mundial.

Preocupada com a forte presença da Netscape no emergente mercado da Internet, a Microsoft deflagrou a "guerra dos browsers", passando a distribuir gratuitamente seu navegador, o Internet Explorer. Essa tática conquistou muitos usuários já que o software da Netscape era pago. Além disso, o navegador da Microsoft passou a ser distribuido em conjunto com o Windows 95 até que, com o Windows 98, o navegador se fundiu ao próprio sistema operacional. Vendo sua presença na Internet cair rapidamente, a Netscape recorreu à justiça e processou a Microsoft por práticas comerciais ilegais, entre elas, a estratégia de que quando o usuário resolvesse instalar o Internet Explorer, automaticamente este ficava habilitado como padrão e o Netscape Navigator não funcionava mais, por mais que estivesse instalado, não era possível abrir páginas online.

Ao mesmo tempo, numa tentativa de reconquistar o espaço perdido, a Netscape também passou a oferecer seu software gratuitamente. Mas já era tarde e a empresa jamais se recuperou do golpe. Numa última cartada, a Netscape Communications decide abrir o código de seu software e dá início ao projeto Mozilla — nome do primeiro beta do Navigator. Pouco depois, a empresa é comprada pela AOL/Time Warner --Por quatro bilhões de dólares-- que decide, ao invés de continuar o desenvolvimento do navegador, apoiar a iniciativa da construção de um navegador de código livre.

Hoje em dia, o Mozilla Firefox é considerado o sucessor do Netscape. Com mais de 50 milhões de usuários em todo mundo, e mais de 30% do mercado.

Comente sempre assim ajudamos a todos !

Compartilhe !

 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo